5 lendas natalinas de arrepiar

12.936 visualizações 0 comentários 23 Dez, 2016

Natal é considerado tempo para a família, amor e alegria, mas isso não significa que o horror não tenha lugar no feriado! Enquanto muitos vão comemorar a passagem do Papai Noel, outros receberão visitas muito mais sinistras.

Aqui está uma lista com cinco lendas de Natal que abordam criaturas nefastas ou pessoas que fazem mais mal do que bem durante a temporada de férias. Qual é o mais assustador? Comenta aqui!

Krampus

Krampus é uma criatura mitológica que acompanha o Papai Noel durante a época do Natal. Segundo lendas de várias regiões do mundo, ele é antinoel e adora acabar com a alegria das famílias. A palavra Krampus vem de Krampen, que significa "garra" em alemão antigo. O ser maligno entrou na cultura popular graças aos filmes de Michael Dougherty. Mas a lenda é muito mais terrível do que vimos nas telas: Krampus é, na verdade, um híbrido de demônio com cabra. Ele possui cascos, garras e uma longa língua que visita as casas onde vivem crianças desobedientes. Diz sua história que ele batia com ramos ou chicote nas crianças, antes de levá-los de volta a sua toca para viver para sempre.

Belsnickel

A origem dessa criatura nos leva de volta ao início do século XIX. Belsnickel é um velho mal-humorado que costumava entregar bolos, doces e nozes para as crianças boas mas chicoteava as crianças ruins na véspera de Natal. As comunidades alemãs ao redor do mundo ainda preservam sua imagem, por fazer parte de seu folclore.

Perchta

Um espírito hermafrodita que pode aparecer como uma mulher bonita ou um homem desgastado. Diz a lenda que a criatura visita casas durante os 12 dias de feriado de Natal e determina se as crianças tem ou não se comportado durante todo o ano. Se sim, ela deixa uma moeda de prata. Se não, corta suas barrigas abertas, arranca suas tripas e enche o buraco com palha e pedrinhas. Sua origem é germânica, nas proximidades dos Alpes.

Grýla

Do folclore da Islândia, Grýla é uma gigante que é capaz de sentir se as crianças estão comportando-se mal durante todo o ano. Ela mantém um registro dessas crianças e irá comê-las como um lanche durante o Natal. É uma das lendas mais antigas da região, com origens que a colocam no século XIII. Ao longo do tempo, sua caracterização mudou de uma criatura gigante com caudas que carregavam 100 sacos para ser mais semelhante e ter parentesco com Yule Lads, a versão islandesa do Papai Noel.

Knecht Ruprecht

Knecht Ruprecht é mencionado como um companheiro do Papai Noel, indo de casa em casa e pendindo às crianças que orassem. Se o fizessem, ele oferecia um presente (maçãs, nozes, etc.), do contrário, dava "biscoitos" inúteis (carvão, varas, etc.). O pior viria se eles se recusassem mesmo a tentar orar: a criatura iria levá-los com seu saco cinza que carregava só para isso. O ser faz parte do folclore de Nuremberg, sua origem, que data do século XVII.

Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe o Medologia com seus amigos nas redes sociais. Assistam nossos Curtas de Terror, estão demais!

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber os vídeos toda semana e também as notícias fresquinhas do portal.

Abaixo está o nosso Curta da semana: