Le Manoir Du Diable, o primeiro curta de terror já criado

5.632 visualizações 0 comentários 14 Jul, 2016

Em 1888, um homem chamado Louis Le Prince produziu o que é hoje conhecido como o primeiro filme já feito. Ele filmou sequências de imagens em movimento usando uma câmera de lente única e película de papel. Seus trabalhos foram realizados antes de outros precursores do cinema, como Thomas Edison e os irmãos Lumière, que fizeram seu primeiro filme em 1892.

Anos depois, em 1896, o francês Georges Méliès lançou o Le Manoir Du Diable (The Haunted Castle em inglês ou O Castelo Assombrado em tradução livre), que ficaria conhecido como o primeiro filme de terror do mundo. Quem gosta de cinema deve reconhecer Méliès por seu trabalho Viagem à Lua, de 1902.

Abaixo, você pode assistir na íntegra o curta de terror Le Manoir Du Diable (1896), de Georges Méliès.

O curta de dois minutos acompanha um morcego que se transforma em um demônio conhecido como Mephistopheles. Méliès era um ilusionista e, como expertise, abusou dos efeitos especiais incríveis para a época, tornando possível materializar as artimanhas de Mephistopheles ao longo da história.

Apesar de a intenção inicial do filme ter sido o humor, os elementos sobrenaturais fizeram de Le Manoir Du Diable um curta de terror.

O Gabinete do Doutor Caligari (Robert Wiene, 1920), filme alemão expressionista e mudo, é considerado o primeiro filme de terror de longa duração da história do cinema. A produção conta com um visual de ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e objetos deformados, uma metáfora de um olhar deturpado que até hoje serve de referência. Dá uma olhada nas imagens abaixo.

Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe o Medologia com seus amigos nas redes sociais. Assistam nossos Curtas de Terror, estão demais!

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber os vídeos toda semana e também as notícias fresquinhas do portal.

Abaixo está o nosso vídeo desta semana, especial de 1 ano: